Room makeover diy #1: as riscas na parede

Comecei por definir as cores e os padrões que queria usar neste quarto. 
De tanto pesquisar, principalmente no Pinterest, cheguei à conclusão que queria usar o amarelo e cinzento e que, definitivamente, queria pintar umas riscas largas e horizontais na parede que se vê de frente quando se entra no quarto. 
Inicialmente comprei o material que achava ser necessário e pensei em pedir ajuda ao meu marido (que não tem experiência absolutamente nenhuma em pintar). Infelizmente ele está cá tão pouco tempo que não foi possível.
Depois quis contratar alguém para o fazer, mas arranjaram-me mais problemas que soluções. Sugeriam-me papel de parede, mas não havia nada igual ao que eu tinha em mente. Sugeriam-me mudar de parede, mas eu queria aquela.
Com tantos problemas e questões levantados, decidi arregaçar as mangas e deitar mãos ao trabalho apesar da barriga de 8 meses...
Tive de comprar mais uma coisinhas, pesquisar na net e começar.

Deixo-vos a minha lista de compras:
  • escadote (não tinha nenhum)
  • tinta cinzenta
  • fita de pintor (comprei uma azul que serve para pintar em vidro, pareceu-me ser a melhor)
  • papel com fita autocolante para colocar no chão
  • rolo de 18 cm (as riscas têm 20 cm de largura, por isso o rolo teria de ser menor)
  • trincha pequena para pintar nos cantinhos
  • tabuleiro para deitar a tinta
  • régua grande com nível (funciona na horizontal e na vertical)
Ponto de partida:

Bem desarrumado

Com o nível e um lápis marquei as riscas na parede e fiz um X com o lápis onde queria pintar:

Aqui o mais importante é ter a certeza que as linhas ficam direitas, daí eu ter usado uma régua com nível

Chegou a altura de colocar a fita de pintor. Por cima e por baixo das linhas consoante era zona para pintar ou não:

Neste passo assegurem-me que a fita está perfeitamente colada à parede e que não à forma da tinta entrar. Isolar é a palavra!

Os dois passos anteriores são definitivamente os mais chatos, os que demoram mais tempo e dão mais trabalho.

Agora deitamos a tinta no tabuleiro:



E começamos a pintar. Ter em atenção para não ter demasiada tinta no rolo. Caso haja tinta a mais esta salta para onde não queremos. Aconteceu-me isso uma vez e eu limpei com um toalhete :) (resolvem sempre tudo).



Depois da primeira de mão fui almoçar durante uma meia hora ou 40 minutos e voltei para dar a segunda de mão:


Assim que terminei a segunda de mão retirei imediatamente a fita de pintor (com a tinha molhada, portanto)


Sinceramente para primeira vez acho que ficou muito bem :)

Se quiserem fazer o mesmo há muito blogs americanos com sugestões de como pintar riscas. Eu li este. Não segui a 100% porque a bloguer primeiro pintou a parede toda de branco/creme e ainda fez outro passo que considero importante, mas que saltei.


Espero que tenham gostado da explicação.

Pipa T

Adoro que visites o meu blog e gosto ainda mais quando deixas um comentário :)

3 comentários :